"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CEFET SANTA CATARINA 2008/2

Questão 01

As plantas, como todos os outros seres vivos, precisam se reproduzir. Em relação às estruturas e processos relacionados com a sua reprodução, assinale a alternativa CORRETA:
(A) Polinização é o processo de transferência do grão de pólen até a estrutura reprodutiva feminina; esse processo pode ser realizado por insetos, sendo, neste caso, chamado de entomofilia.
(B) As flores são estruturas reprodutivas vegetais e estão presentes em todos os grupos de plantas; caso contrário, elas não poderiam se reproduzir. (Errado, estão presentes apenas nas angiospermas)
(C) As sementes das angiospermas ficam expostas, pois estas plantas não apresentam frutos. (Errado, apresentam sim)
(D) O fruto é o embrião desenvolvido e está presente nas gimnospermas. (Errado, gimnospermas não tem fruto)
(E) O óvulo é o gameta feminino nas plantas fanerógamas. (Erado, é a oosfera)
Gabarito: A

Questão 02

Os vertebrados são animais que possuem coluna vertebral. Apesar de representarem apenas cerca de 1% do Reino Animal, eles são os seres vivos que mais conhecemos. Com base nas informações existentes sobre os grupos de vertebrados, marque a alternativa que julgar CORRETA:
(A) As aves são os vertebrados que apresentam penas e, por isso, são os únicos vertebrados capazes de voar. (Errado, morcego é um mamífero e voa)
(B) Os répteis são vertebrados que dependem da água para a deposição de seus ovos. (Errado, os répteis são os primeiro vertebrados a consquistarem definitivamente o ambiente terrestre, ou seja, não necessitam de água para a reprodução)
(C) Os anfíbios vivem tanto no ambiente terrestre como no aquático, mas são independentes da água, utilizando este ambiente somente para resfriar o corpo. (Errado, dependem da água para a reprodução)
(D) Os mamíferos são os vertebrados que apresentam entre outras características, glândulas mamárias e pêlos.
(E) Os peixes são vertebrados exclusivamente marinhos. (Errado, tem-se peixes de água doce)
Gabarito: D

Questão 03

“As muitas horas na frente de TVs e videogames levam crianças e jovens a ficarem mais sedentários, o que torna cada vez mais precoce o risco de doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial. Uma importante medida para controlar a obesidade infantil e, conseqüentemente, prevenir essas doenças, é a prática de atividades físicas regulares com acompanhamento profissional, segundo estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).” (WALTZ, I. Exercícios contra a obesidade infantil. Ciência Hoje On-line. 13/05/2008.
Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/119632. Acesso em 15/05/2008.)
Sobre o sistema cardiovascular, citado no texto acima, assinale a alternativa FALSA:
(A) O músculo cardíaco, as veias, as artérias e os capilares, fazem parte desse sistema.
(B) Em seres humanos, o sangue venoso circula pelas 4 cavidades cardíacas, sendo impulsionado até o pulmão para sua oxigenação. (Errado, sangue venoso chega ao átrio direito, passando para o ventrículo direito, apenas)
(C) Os maus hábitos alimentares de um indivíduo podem aumentar os níveis de colesterol nos vasos sanguíneos, causando a obstrução do fluxo do sangue.
(D) Os vasos sanguíneos que partem do coração e levam sangue para as diversas partes do corpo são denominados artérias, e os que chegam ao coração, trazendo o sangue de todas as partes do corpo, são as veias.
(E) Na pequena circulação, o sangue venoso sai do coração e segue para os pulmões pela artéria pulmonar. Uma vez oxigenado, o sangue retorna ao coração através das veias pulmonares.
Gabarito: B

Questão 04

“Uma menina de três anos está internada em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil Santa Catarina, em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, por intoxicação com agrotóxico. Na última sexta-feira, a mãe lavou sua cabeça para tentar matar os piolhos e aplicou defensivo agrícola usado em roças de couve-flor.” (Cardoso, A. P. Mãe intoxica filha para matar piolhos em SC. Diário Catarinense. 18/03/2008. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/ diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a1798811.htm. Acesso em 18/05/2008.)
O texto acima citado menciona uma relação ecológica muito conhecida, o parasitismo, envolvendo piolhos e seres humanos. Os seres vivos de diversas comunidades existentes nos ecossistemas estabelecem relações entre si, que podem promover benefícios ou malefícios para os indivíduos envolvidos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA:
(A) O mutualismo é uma relação considerada desarmônica, uma vez que os indivíduos envolvidos competem pelo alimento. (Errado, mutualismo é uma relação em que os dois seres se beneficiam, portanto, harmônica)
(B) Os liquens são associações entre plantas e fungos, caracterizando uma relação harmônica interespecífica. (Errado, é uma relação entre algas e fungos)
(C) As relações harmônicas são aquelas que sempre trazem benefícios para todos os indivíduos envolvidos. (Errado, pode trazer benefício apenas para um ser, sem prejudicar o outro, por exemplo, o comensalismo e o inquilinismo)
(D) A relação de parasitismo entre piolhos e menina, citada no texto acima, também é conhecida como simbiose.
(E) O parasitismo é uma relação desarmônica, na qual um dos indivíduos envolvidos sofre algum tipo de desvantagem.
Gabarito: E
Comentários: simbiose

Significado de Simbiose

s.f. Associação de dois ou mais seres de espécie diferente, que lhes permite viver com vantagens recíprocas e os caracteriza como um só organismo: o líquen é a simbiose de uma alga e de um cogumelo.
Questão 05

Para o elemento representado genericamente por 20X40, é INCORRETO afirmar:
(A) Ao se ligar com o oxigênio, através de uma ligação iônica, forma um composto cuja fórmula é XO. (Correto, o Calcio quer perder dois elétrons e o Oxigênio ganhar dois elétrons, assim, eles se ligam numa ligação iônica, em que a fórmula será XO)
(B) Ele é isótopo de 20X42. (Correto, isótopo é ter o mesmo número de prótons, que no caso, os dois têm 20 prótons)
(C) Pertence à família dos metais alcalino-terrosos.
(D) O número de nêutrons deste átomo é igual a 40. (Errado, o número de prótons desses átomo é igual a 20. 40 é o seu número de massa)
(E) Ao perder dois elétrons, irá transformar-se em um íon cátion.
Gabarito: D
Comentários: Verificando a tabela periódica nota-se que o elemento em questão é o Cálcio, portanto, ele está na família 2A, metais alcalino-terrosos, ou seja, tem na última camada dois elétrons, perdendo estes elétrons ele se transforma em um cátion.

Questão 06

Às 13:30h, partiu um ônibus de Florianópolis em direção a Laguna. A distância entre as cidades é de 100km, e o motorista manteve uma velocidade média de 60 km/h ao fazer esse percurso. A que horas o ônibus chegou a Laguna?
(A) Às 15:10h.
(B) Às 14:50h.
(C) Às 14:30h.
(D) Às 15:50h.
(E) Às 16:10h.
Gabarito: A
Comentários: é só usar a fórmula d = v . t, 100 = 60 t, t = 100 / 60, t = 1,666h
Agora uma regra de três:
1 hora  ------------   60 minutos
1,66 hora -----------    X minutos

X = 1,66 . 60
           1
X = 99,9 minutos
assim fica, 13:30 + 100 minutos = 15:10h

2 comentários: