"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Educação Profissional Técnica Integrada de Nível Médio - 2º semestre 2006 - CEFET/MG

FÍSICA
Instrução geral
Consulte o dado abaixo, para resolver as questões, quando for necessário.
g = 10 m/s2
QUESTÃO 31
A terceira lei de Newton foi exemplificada, corretamente, pela interação entre a Terra e a Lua na figura
Gabarito: b
A terceira lei de Newton é a força de ação e reação. São forças contrárias, de mesmo sentido e mesma intesidade, porém atuam em corpos diferentes.

QUESTÃO 32
As ilustrações abaixo mostram um operário realizando duas atividades A e B, sendo cada uma delas de dois modos possíveis:
A- caixa empurrada sobre uma superfície horizontal.
B- suspensão de um objeto a uma altura H do chão, utilizando roldanas.
Atividade A



Atividade B
É correto afirmar que esse operário fará menor esforço em ambas atividades, caso utilize, respectivamente, os modos
a) A1 e B1.
b) A2 e B1.
c) A1 e B2.
d) A2 e B2.
Gabarito: d
Introdução
Alguma vez você já reparou na extremidade de um guidaste, fez uso de uma grua motorizada ou de uma talha? Já examinou a montagem de uma vela náutica? Se a sua resposta for sim, então você já deve ter presenciado o funcionamento de um sistema de roldanas. Trata-se de uma combinação de cordas e polias que permitem trocar força por distância. Entendendo o sistemaImagine que você tenha um peso total de 45 kg suspenso por uma corda, como mostrado abaixo:




Na figura acima, para suspender este peso é preciso aplicar uma força dirigida para cima de 45 kg na corda. Se esta corda tiver 30 metros (cerca de 100 pés) de comprimento e o seu objetivo for levantar este peso até uma altura de 30 metros, será preciso puxar a corda até esta altura. Isso é bastante simples e óbvio.
Agora, imagine que você acrescente uma polia ao conjunto:




Isso muda alguma coisa? Na verdade, não. A única mudança é a direção da força necessária para que o peso seja levantado. Ainda será necessário aplicar 45 kg de força para manter esse peso erguido e puxar os 30 metros da corda para alcançar essa mesma altura.
A figura abaixo mostra como ficaria a disposição após a adição de uma segunda polia:




Essa nova disposição provoca mudanças significativas. Como você pode ver, o peso agora está suspenso por 2 polias. Com isso, o peso total é dividido entre elas, ou seja, cada uma delas suporta apenas metade do peso total, ou 22,75 kg. Nesse caso, se você quiser manter este peso suspenso no ar, precisará aplicar apenas os 22,75 kg de força (o suporte no teto aplicará a metade restante da força na outra extremidade da corda). Se quiser erguer esse peso por 30 metros, precisará puxar um comprimento de corda duas vezes maior que o comprimento necessário no sistema anterior, ou seja, 60 metros nesse caso. Isso demonstra uma relação entre força e distância. A força necessária diminuiu pela metade, enquanto o comprimento da corda dobrou.

QUESTÃO 33
Uma bússola é constituída por uma agulha ___________ e seu pólo ___________ aponta para o pólo _________ geográfico. A alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas acima é
a) magnetizada, sul, sul.
b) magnetizada, sul, norte.
c) eletrizada, positivo, norte.
d) eletrizada, negativo, norte.
Gabarito: a
Quem já teve a oportunidade de observar uma bússola e ver que uma agulha dentro dela sempre aponta em uma determinada direção. Esta agulha está magnetizada, o que nos leva então a concluir que existe um campo magnético associado à Terra. A Terra seria então um ímã com o pólo norte magnético próximo ao pólo sul geográfico e o pólo sul magnético próximo ao seu pólo norte geográfico. Já o polo norte de uma bússola sempre aponta para o norte geográfico da Terra.

QUESTÃO 34
Uma pessoa acondiciona, em uma caixa de isopor devidamente vedada, um pouco de gelo, uma garrafa com ar e outra com água. Após duas horas, ao medir as temperaturas do ar dentro da garrafa (t1), da água (t2) e do gelo ainda existente (t3), ela comprovará que
a) t1 maior t2 = t3
b) t1 maior t2 maior t3
c) t1 = t2 menor t3
d) t1 = t2 = t3
Gabarito: d
Se colocarmos um objeto quente próximo a um frio, logo os dois estarão na mesma temperatura, ou seja, o calor é transferido do objeto com temperatura maior para o objeto com temperatura menor.
Um exemplo desse fenômeno de transferência térmica é quando misturamos café quente com leite frio. Você pode perceber que ao realizar essa mistura, a temperatura dos dois líquidos tende a se igualar até que fique igual, daí o porquê da mistura ficar morna. A explicação científica é o Equilíbrio Térmico.
Ao misturarmos o leite com o café, a reação de transferência tem início, no início ainda podemos sentir o calor do café em meio ao líquido, mas bastam apenas alguns segundos para a temperatura se modificar. O fluxo de calor se move rapidamente até chegar ao equilíbrio térmico.

QUESTÃO 35
Em um experimento, uma gota de óleo, eletricamente carregada, permanece em repouso, entre duas placas metálicas paralelas A e B, horizontais, separadas por uma distância bem definida. A placa superior tem carga negativa, e a inferior, positiva, como representado na figura.

Considerando-se que a gota está sob a ação apenas da força elétrica e da gravidade, a sua carga é _____________ e o vetor resultante das forças sobre ela é_____________. A opção que completa, correta e respectivamente, as lacunas acima é

a) negativa, nulo.
b) positiva, nulo.
c) positiva, para cima.
d) negativa, para cima.
Gabarito: b
Se a gota está em repouso é porque a resultante de forçass entre elas é nula. A força elétrica é positiva para cima no mesmo valor da força da gravidade para baixo.

QUESTÃO 36
Um chuveiro elétrico consome 1,8 quilowatts-horas de energia, funcionando durante 20 minutos. A potência do aparelho, em quilowatts, é
a) 0,60
b) 3,6
c) 5,4
d) 9,0
Gabarito: c
W=P.T, onde:
W - energia consumida;
P - potência do eletrodoméstico considerado;
T - tempo de utilização do eletrodoméstico.
É preciso transformar 20 minutos em hora, ou seja, será 1/3 h. assim fica,
W = P . T
1,8 = P . 1/3
P = 1,8 . 3
P = 5,4 quilowatts

QUÍMICA
QUESTÃO 37
Considere as seguintes substâncias e suas respectivas densidades.
SUBSTÂNCIAS               DENSIDADE (g/cm3)
zinco                                                7,1
carvão                                             0,5
madeira                                           0,4
diamante                                          3,5
Quando se adicionam pedaços de cada um desses materiais à água (1,0 g/cm3), em temperatura ambiente, observase flutuação de
a) madeira e zinco.
b) diamante e zinco.
c) carvão e madeira.
d) carvão e diamante.
Gabarito: c
Carvão e madeira tem densidades menor que a água, portanto, irão flutuar nela.

QUESTÃO 38
Interprete os quadrinhos abaixo.
1º quadrinho diz: Estou com tanto flio... mas tanto flio... 2º quadrinho: ... que não posso nem falar celtas palavlas... como, por exemplo... água! 3º quadrinho: viu?

 (SOUSA, Maurício de. Turma da Mônica. In_ O Estado de São Paulo.)
A mudança de estado físico, mostrada na seqüência, é denominada
a) fusão.
b) liqüefação.
c) solidificação.
d) condensação.
Gabarito: c
A passagem de água líquida para gelo é o processo de solidificação.

QUESTÃO 39
O gráfico representa a variação de temperatura observada ao se aquecer uma determinada substância sólida Y durante cerca de 80 minutos.


Sobre a substância Y, é INCORRETO afirmar que
a) permanece sólida na faixa de 0 a 15 oC.
b) possui temperatura de ebulição igual a 40 oC.
c) se encontra totalmente na fase líquida, aos 40 minutos.
d) se encontra totalmente na fase gasosa, aos 50 minutos.
Gabarito: d

QUESTÃO 40
Analise as mudanças que se seguem:

Os fenômenos ocorridos são identificados, respectivamente, como
a) químico, físico, físico e físico.
b) físico, químico, químico e físico.
c) físico, químico, físico e químico.
d) químico, físico, químico e químico.
Gabarito: d

QUESTÃO 41
Referindo-se à estrutura atômica, afirma-se:
I- Um elemento químico é constituído de átomos de mesmo número atômico.
II- Substâncias compostas são formadas por átomos de mesma carga nuclear.
III- Um elemento químico pode ser caracterizado pelo número de massa de seus átomos.
IV- Quanto maior o número de prótons do núcleo de um átomo, maior a sua energia nuclear.
São verdadeiras apenas as afirmativas
a) I e IV.
b) I e III.
c) II e IV.
d) II e III.
Gabarito: a

QUESTÃO 42
Em relação às espécies químicas
é correto afirmar que
a) I e III são isóbaros.
b) II e III são isótonos.
c) II e IV são isótopos.
d) I e V são isoeletrônicos.
Gabarito: b

BIOLOGIA
QUESTÃO 43
NÃO se correlacionou o agente etiológico à sua respectiva verminose em:
a) Wuchereria bancrofti filariose.
b) Ascaris lumbricoides ascaridíase.
c) Enterobius vermiculares amarelão. (Causa a oxiurose ou oxiuríase: o amarelão é causada por Necator americanus e Ancylostoma duodenale)
d) Taenia solium teníase ou cisticercose
Gabarito: c

QUESTÃO 44
As pessoas, nas cidades interioranas, costumam dizer que os sapos aparecem após as chuvas. Duas hipóteses podem ser levantadas:
I - nascem das poças e alagados, devido às condições propícias.
II - reproduzem-se mais, diante da umidade ampliada nos charcos.
Caso a hipótese I seja confirmada , afirma-se, corretamente, tratar-se de
a) biogênese.
b) geração espontânea.
c) evolução independente.
d) reorganização de moléculas pré-existentes.
Gabarito: b
A teoria da geração espontânea ou abiogênese diz que os seres surgem do não-vivo. Nessa teoria, os seres vivos podiam brotar a partir da matéria orgânica. Sapos poderiam brotar dos pântanos, vermes brotavam das frutas. Um médico chamado Jan Baptista van Helmont elaborou uma receita de como fabricar ratos por geração espontânea, que consistia em colocar grãos de trigo em camisas sujas e esperar alguns dias. Ele estava tão envolvido com essa idéia que não foi capaz de imaginar que os ratos na verdade eram atraídos pela sujeira, e não brotavam nessa “receita”.

QUESTÃO 45
A figura abaixo indica órgãos do sistema digestório.


Sobre os órgãos desse sistema, afirma-se que
a) a bile é produzida em (4).
b) a vesícula biliar está indicada por (3). (Errado, 3 é o estômago)
c) a absorção de nutrientes ocorre em (7). (Errado, ocorre em 8)
d) a reabsorção de água do bolo fecal é realizada em (8). (Ocorre em 7)
Gabarito: a

QUESTÃO 46
O equilíbrio biológico de uma comunidade depende da proporção existente entre produtores, consumidores e predadores. Se consumidores diminuírem, os ___________aumentarão e os_________diminuirão.
As lacunas acima são preenchidas, respectivamente , de forma correta, em
a) produtores, predadores.
b) predadores, produtores.
c) produtores, decompositores.
d) predadores, decompositores.
Gabarito: a
Os predadores se alimentam de consumidores, como eles diminuem, então, predadores também diminuirão.

QUESTÃO 47
Em geral, as folhas são responsáveis pela fotossíntese e respiração das plantas.

 
Os cactos apresentam folhas modificadas que são as(os)
a) flores.
b) bulbos.
c) gavinhas.
d) espinhos.
Gabarito: d
99% dos cactos não têm folhas e sim espinhos. Embora considerados folhas modificadas, ou seja, que se adaptaram às necessidades da planta, os espinhos não desempenham as mesmas funções das folhas, como a respiração e a fotossíntese. Assim, os cactos respiram pelo caule. É nele que se alojam os estômatos, canais entre as células que permitem a entrada de ar. Ao contrário da maioria dos vegetais, os cactos têm menos estômatos. Por isso, pode-se dizer que eles respiram menos. "E o caso do mandacaru (Cereus peruvianus) e do figo-da-índia (Opuntia ficus¬indica), plantas que aparecem com freqüência no clima quente do Nordeste brasileiro", explica o engenheiro agrônomo Eduardo M. Catharino, do Instituto de Botânica de São Paulo. É também por meio dos estômatos localizados no caule que o cacto transpira, lançando água em estado de vapor para o meio ambiente.

QUESTÃO 48
Associe os tipos de organelas às suas respectivas funções.
TIPOS DE ORGANELAS               FUNÇÕES
1 - mitocôndrias                               (2 ) sintetizar proteínas
2 - ribossomos                                 (1) liberar energia
3 - lisossomos                                  (5) armazenar substâncias
4 - cloroplastos                                (4 ) realizar fotossíntese
5 - complexo golgiense
6 - retículo endoplasmático liso
A seqüência correta encontrada é
a) 2, 4, 6, 1
b) 2, 1, 5, 4
c) 3, 1, 6, 4
d) 3, 4, 5, 1
Gabarito: b

Nenhum comentário:

Postar um comentário