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terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE 2007 CEFET-MG

FÍSICA
QUESTÃO 31
Um automóvel, em uma “arrancada”, apresentou uma aceleração de 2 m/s2 durante 5 segundos. Nesse intervalo de tempo, a distância percorrida pelo automóvel, em metros, é
a) 10.
b) 20.
c) 25.
d) 50.
Gabarito: c
 S = S0 + V0 t + at2
                             2
 S = 0 + 0 5 + 2 . 25
                           2
S = 25 m

QUESTÃO 32
A vantagem mecânica de um dispositivo é definida pela razão R/F, em que F é a força exercida por uma pessoa, para elevar uma carga cujo peso é R. Considerando-se as montagens abaixo, a única em que a vantagem mecânica é menor que 1 está representada em:


Gabarito: d
Em a e c a força = peso. Em b a força se divide para cada polia. Em d a pessoa terá que fazer maior força para levantar o peso, portanto, a vantagem mecânica é menor que 1.
 
 Alavanca interfixa – o apoio está entre a força potente e a força resistente

Havendo equilíbrio, a soma dos momentos das forças em relação ao apoio deve ser nula  ---  Fp.dp=Fr.dr­  ­---  Fr/Fp=dp/dr­  ---  η=dp/dr  ---  observe que quanto maior for o braço potente, maior será a vantagem mecânica, ou seja, maior será a força transmitida.

QUESTÃO 33
A figura mostra um recipiente de madeira, flutuando na superfície da água.
 
A substância que pode ser colocada em maior volume dentro do recipiente, sem que ele se afunde, é o(a)
a) ferro.
b) água.
c) cortiça.
d) chumbo.
Gabarito: c
A cortiça tem densidade menor que a da água, somada à densidade da madeira, ainda assim, fica menos densa que a da água, portanto, não afunda.

QUESTÃO 34
As modernas panelas de aço inox possuem cabos desse mesmo material, que é um __________ condutor de calor. Eles não queimam as mãos das pessoas, porque possuem um formato vazado, facilitando a troca de calor por __________ do ar através deles. A opção que completa, correta e respectivamente, as lacunas é
a) mau / irradiação.
b) bom / irradiação.
c) bom / convecção.
d) mau / convecção.
gabarito: c
A conveção ocorre nos fluidos, ou seja, nos líquidos e gases. como o cabo da panela é vazado, a condução se da por convecção no ar que está dentro do cabo.

QUESTÃO 35
A figura representa o modo como um estudante colocou quatro pilhas novas em sua lanterna.

 
Nessa situação, é correto afirmar que
a) a lâmpada irá queimar.
b) a lanterna não irá acender.
c) as pilhas durarão pouco tempo.
d) a luz emitida terá um brilho forte.
Gabarito: b
A corrente não vai passar, ele colocou polo positivo ligado ao positivo.

QUESTÃO 36
Um ímã AB em forma de barra é partido ao meio, e os pedaços resultantes também são divididos em duas partes iguais, conforme a seguinte figura.


Pendurando-se os quatro pedaços, eles se orientam na direção Norte-Sul geográfico. Os pólos que apontam para o mesmo sentido são
a) E, C, G, B.
b) E, F, G, H.
c) A, F, G, B.
d) A, C, D, B.
Gabarito: a
De acordo com a figura os polos A F D H ou E C G B devem apontar para o mesmo sentido.

QUÍMICA

QUESTÃO 37
O ácido láurico é conhecido na indústria farmacêutica pela sua propriedade antimicrobiana. O gráfico representa a curva de resfriamento de uma amostra desse ácido, inicialmente no estado líquido, a uma temperatura acima de seu ponto de solidificação.

 
Sobre esse sistema e suas transformações, afirma-se, corretamente, que
a) a temperatura de fusão do ácido láurico é 30ºC.
b) a temperatura de ebulição do ácido láurico é 60ºC.
c) as fases líquida e sólida coexistem no segmento BC.
d) as moléculas de ácido se movimentam mais no ponto D, do que no A.
Gabarito: c
 

QUESTÃO 38
Associe cada processo de separação ao seu respectivo fenômeno.
PROCESSOS
1. Flotação
2. Filtração
3. Ventilação
4. Destilação
5. Sedimentação
FENÔMENOS
(2 ) funcionamento de um aspirador de pó
(4 ) obtenção da água pura a partir da água do mar
(5 ) deposição de sólidos suspensos no tratamento da água
(1 ) armazenamento da água para que impurezas surjam na superfície
A seqüência correta encontrada é:
a) 2, 4, 1, 5.
b) 2, 4, 5, 1.
c) 3, 1, 2, 4.
d) 3, 2, 1, 5.
Gabarito: b

QUESTÃO 39
NÃO envolve reação química o fenômeno da(o)
a) queima de um fósforo.
b) precipitação da chuva.
c) caramelização do açúcar.
d) enferrujamento de uma calha.
Gabarito: b
Fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria, na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição. Um fenômeno pode ser classificado em físico ou químico.

Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas.

Fenômenos físicos  são todas as transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias.

O fenômeno químico altera a natureza da matéria. O fenômeno físico altera apenas a forma da matéria. Veja a demonstração com o papel:

Fenômeno Químico: Queimando o papel ele deixa de ser papel;

Fenômeno Fisico: Quando rasgamos o papel ele continua sendo papel mesmo tendo mudado sua forma.

QUESTÃO 40
Considere três átomos A, B e C, sabendo-se que: A,B e C têm números de massa consecutivos; B é isótopo de A, e A, isótono de C; B possui 23 nêutrons, e C, 22 prótons. Os números atômicos de A e C são, respectivamente,
a) 20 e 22.
b) 21 e 20.
c) 40 e 41.
d) 42 e 40.
Gabarito: a
A, B, C tem nº de massa consecutivos;
A, A = x, A = 42
x = Z + x - 20
Z = 20
B, n =  23, A = x + 1, Z = 20
X + 1 = 20 + 23
X  =  42, A = 43
C, p = 22, A = x + 2,
x + 2 = 22 + n
n = x - 20 , A = 44
Z = 22

QUESTÃO 41
O quadro abaixo apresenta a constituição de algumas espécies da tabela periódica.
ÁTOMO NÚMERO ATÔMICO NÚMERO DE NÊUTRONS NÚMERO DE ELÉTRONS
A                             17                                   18                                         17
B                             17                                    20                                        17
C                               9                                   10                                         10
D                             19                                   21                                         18

Com base nesses dados, afirma-se:
I- O átomo D está carregado positivamente.
II- O átomo C está carregado negativamente.
III- Os átomos B e C são eletricamente neutros. (A e B são eletricamente neutros)
IV- Os átomos A e B são de um mesmo elemento químico.
São corretas apenas as afirmativas
a) I e III.
b) II e IV.
c) I, II e IV.
d) II, III e IV.
Gabarito: c
 O número atômico do D é 19, portanto, ele deveria ter 19 elétrons, como ele tem 18 elétrons, quer dizer que ele perdeu um elétron, sendo agora um cátion, de carga positiva.
O número atômico do C é 9, portanto, ele deveria ter 9 elétrons, como ele tem 10 elétrons, quer dizer que ele ganhou um elétron, sendo agora um ânion, de carga negativa.
 Tanto A quanto B tem Z = 17 e 17 elétrons, portanto, é o mesmo elemento químico.

QUESTÃO 42
O segundo elemento mais abundante em massa na crosta terrestre possui a seguinte configuração eletrônica, no estado fundamental:
nível 1 completo
nível 2 completo
nível 3 - 4 elétrons
O elemento correspondente a essa configuração é o
a) nitrogênio.
b) alumínio.
c) oxigênio.
d) silício.
Gabarito:d
Configuração eletrônica do silício: 2-8-4 ou 1s22s22p63s23p6
 
BIOLOGIA
QUESTÃO 43
Referindo-se à evolução dos seres vivos e da Terra, é INCORRETO afirmar que
a) os diferentes ambientes aumentaram a biodiversidade do planeta.
b) as radiações solares favoreceram o surgimento de alterações genéticas.
c) os seres vivos mais primitivos provavelmente pertenciam ao reino vegetal.
d) os ambientes marinhos primitivos foram mais produtivos em número de espécies do que os terrestres.
Gabarito: c
Se bactérias forem os seres mais primitivos a que se referem, elas pertencem ao reino monera.

QUESTÃO 44
O Reino Metazoa reúne organismos que se diferenciam em metabolismo, estrutura e fisiologia, dentre outras características. Em relação a esses organismos, é correto concluir que
a) os anfíbios apresentam fecundação interna. (Errado, fecundação externa)
b) os artrópodes contêm um ou dois pares de antenas.  (Aracnídeos não tem antenas)
c) as aves e os répteis possuem temperatura corporal constante. (Aves e mamíferos são homeotérmicos, regulam a temperatura internamente, sem depender do ambiente, já peixes, anfíbios e répteis são heterotérmicos, ou seja, regulam a temperatura corporal de acordo com o ambiente)
d) os equinodermos e os anfíbios apresentam respiração cutânea. (Somente anfíbios)
Gabarito: b a mais correta, porém aracnídeos não tem antenas.
A respiração dos equinodermas - isto é, a troca gasosa - é realizada por minúsculas brânquias, próximas à boca, e também por toda a extensão dos pés ambulacrários, pelos quais circula a água.
Os aracnídeos não possuem antenas nem mandíbulas. Apresentam quelíceras ao redor da boca como estruturas envolvidas na manipulação do alimento. Possuem também ao redor da boca um par de pedipalpos, estruturas que podem ter diversas funções. As aranhas e os escorpiões são basicamente carnívoros. Muitos desses predadores possuem glândulas de veneno, que utilizam para paralisar sua presa.

QUESTÃO 45
No reino vegetal, existem espécies de caules subterrâneos e raízes aéreas. Dentre as espécies citadas, destacam-se, respectivamente,
a) orquídea e coco-da-baía.
b) cana-de-açúcar e goiabeira.
c) cenoura e erva-de-passarinho.
d) batata inglesa e Avicenia do mangue.
Gabarito: d

-          Tipos de Caules:
- Haste: Cravo. Fino, flexível e verde.
- Tronco: Mangueira, lenhoso e muito ramificado.
- Estolho: Morango. Com gemas e espaços regulares que produzem novas plantas.
- Estipe: Sem ramificações, com folhas no ápice. Palmeira.
- Colmo cheio: Cana-de-açúcar, com nós e entrenós e gemas protegidas pelas folhas.
- Caule volúvel: Cresce em espiral ao redor de um suporte, como caule da trepadeira.
- Bulbo tunicado: Caules subterrâneos como da cebola.
- Rizoma: Caule subterrâneo com várias gemas e reserva, como caule do gengibre.
- Tubérculo: Várias gemas, caule subterrâneo. Batata.
- Gavinha: Caule modificado, que serve para fixação da planta. Maracujá e uva.
- Espinho: Caule modificado, proteção. Laranja.
- Cladódio: Caules modificados, semelhantes à folhas mas com gemas.


-         Tipos de Raízes:
- Aéreas: Ficam pendentes e só se ramificam se penetrarem no solo.
- Aquáticas: Coifa e ramificações desenvolvidas. Aguapé.
- Sugadoras  (Haustórios): Microscópicas, geralmente em plantas parasitas. Atingem os vasos da planta hospedeira, sugando seiva.
- Adventíceas: Gemas que surgem dos nós nas plantas adultas, melhoram fixação e absorção. Como raízes do milho.
- Tuberosa: Armazena substâncias de reserva, como a raiz da cenoura.
- Respiratórias: Vários poros para troca de gases e respiração. Avicennia

QUESTÃO 46
No Brasil, as estatísticas mostram a incidência de algumas parasitoses como a cisticercose, doença de Chagas, esquistossomose e a ascaridíase. Muitas orientações são divulgadas nos meios de comunicação para impedir a contaminação. A medida profilática para combater o aparecimento de pelo menos duas dessas parasitoses é:
a) andar calçado em solo úmido.
b) evitar nadar em locais de águas paradas.
c) dormir na zona rural em casas de alvenaria.
d) lavar bem os alimentos crus antes de ingeri-los.
Gabarito: d
Para prevenir a cisticercose é preciso tomar algumas medidas, tais como: lavar as mãos depois de defecar e antes de manipular alimentos, beber água mineral ou fervida, lavar e retirar a casca das frutas antes de consumi-las, evitar alimentos que possam estar contaminados com fezes, evitar o consumo de carnes cruas ou mal passadas.
O mal de Chagas  - O controle populacional do barbeiro é a melhor forma de prevenir a doença de Chagas.
Esquistossomose - Uma boa educação sanitária, saneamento básico, controle dos hospedeiros intermediários (caramujos) e informações sobre o modo de transmissão desta doença, são medidas necessárias para a profilaxia e controle desta doença.
Quanto à prevenção da ascaridíase, ingerir somente água tratada, lavar bem frutas e legumes antes de ingeri-los, lavar sempre as mãos, não defecar em locais inapropriados, dente outras, fazem parte desta lista.

QUESTÃO 47
Analise a figura referente ao sistema nervoso central.

Os números 2 e 3 correspondem, respectivamente, às estruturas
a) bulbo e medula.
b) cerebelo e bulbo.
c) medula e cerebelo.
d) cerebelo e medula.
Gabarito: b

QUESTÃO 48
NÃO se relaciona diretamente ao efeito estufa o seguinte fenômeno:
a) dessalinização dos mares, acarretando problemas para diversas espécies.
b) elevação do nível dos mares, ameaçando diversos ecossistemas e cidades.
c) aumento de gases tóxicos na atmosfera, trazendo problemas respiratórios crônicos.
d) extinção de parte do potencial de água doce do planeta, comprometendo a vida animal.
Gabarito: c
Consequências do efeito estufa:

Seca
Um dos efeitos do aquecimento global da Terra poderá ser a seca. Quando a temperatura aumentar, a água irá se aquecer rapidamente. Em alguns lugares, onde não chove muito normalmente, a vida vegetal acaba por depender de lagos e rios para sobreviver. E quando a temperatura aumentar, a água nesta área irá evaporar e a seca irá acontecer. A vida vegetal começará a morrer e conseqüentemente irá existir poucas plantas para retirar o dióxido de carbono do ar. Isto poderá fazer com que várias colheitas sejam destruídas e a fome ou a sede comecem a atacar as pessoas mais carentes. E não pára por aí, poderá também fazer com que o efeito estufa se agrave mais ainda. 

Aumento do Nível do mar
Enquanto em algumas áreas irá faltar água, outras irão ter água demais. Outro efeito do aquecimento global da Terra será o aumento no nível do mar. Quando se esquenta (acima dos 0 graus Celsius), é um fato que o gelo irá derreter. Se a temperatura da Terra aumentar nas regiões polares, grandes quantidades de gelo irão derreter, fazendo com que toda essa água vá direto para os oceanos. Toneladas e mais toneladas de gelo ficarão derretidas se a Terra aquecer o suficiente para isso, o que irá causar um aumento drástico no nível do mar. Cidades costeiras ficarão submersas, destruindo assim muitos imóveis e estruturas, o que irá custar milhões para as companhias de seguro. E se todas essas pessoas que moravam nessas regiões que ficaram submersas mudarem de uma vez para o interior do continente; isso poderá acarretar em uma falta de espaço muito grande para poder alojar todos os que foram prejudicados por este aumento no nível do mar. 
  
Dessalinização envolve a remoção do sal da água para torná-la potável. Existem várias maneiras de dessalinizar  e isso não é uma idéia nova. 
 Com a explosão da demanda mundial por água potável, pesquisas para tornar a dessalinização  viável economicamente tem sido motivadas em diversas regiões do planeta.
Outro alerta consiste no uso de elevado consumo de energia para o processo de dessalinização, este elevado consumo pode acelerar o efeito estufa. A sugestão neste caso estaria no uso de energias renováveis para alimentar o processo de Dessalinização.
O uso da Dessalinização parece estar crescendo e pode se mostrar uma eficiente solução ao problema da falta de água, mas é preciso ser observadas certas condutas para não agredir o ambiente.
EFEITO ESTUFA                       FALTA DE ÁGUA POTÁVEL                    DESSALINIZAÇÃO  QUEIMA  DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS          AUMENTO DA TEMPERATRURA GLOBAL

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