"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ENSINO MÉDIO TÉCNICO-INTEGRADO EXAME DE SELEÇÃO • INVERNO/2007 - CEFET PARANÁ

QUESTÃO 25
Sabemos que diferentes fatores ambientais exercem influência sobre o comportamento e as reações dos seres vivos. Que fator ambiental determina maior taxa de transpiração numa planta?
A) Aumento da umidade do ar.
B) Aumento da quantidade de nutrientes no solo.
C) Diminuição da quantidade de água no solo.
D) Diminuição da intensidade luminosa.
E) Aumento da temperatura.
Gabarito: E
Comentários: a perda de água na forma de vapor pelas plantas através das folhas é chamada transpiração.
A folha está em contato com o solo através de seu sistema vascular. O vapor de água sai da folha pelos estômatos.
O número de estômatos varia conforme a espécie vegetal considerada. A maioria das plantas possui uma cutícula cobrindo a superfície da folha. Quando os estômatos se fecham, a transpiração continua ocorrendo pela cutícula. Se esta cutícula for muito espessa, existe apenas transpiração pelos estômatos.
Estômatos de trepadeiras (dicotiledôneas)
Os estômatos são compostos por duas células-guarda associadas ou não á células epidérmicas. Quanto mais túrgidas as células, maior a abertura do ostíolo. Essa turgidez pode ser determinada pela luz, gás carbônico, presença de potássio nas células, etc.
Fatores que alteram a transpiração
Iluminação: A transpiração está intensamente relacionada com a abertura dos estômatos. Como eles se abrem ao amanhecer, a taxa de transpiração também aumenta com o decorrer do dia, atingindo seu máximo no final da manhã ou início da tarde, diminuindo até ficar com uma taxa baixa, durante o período noturno, quando os estômatos estão fechados.
Umidade relativa do ar: Quando a umidade relativa do ar é baixa, a transpiração tende a aumentar por conta do gradiente de potencial de água formado. Porém esse fator aumenta com o aumento da temperatura, portanto, para medirmos a transpiração em relação à umidade do ar, precisamos levar em consideração a temperatura.
Temperatura: Em condições ideais de água, se a temperatura aumentar, pode-se observar um aumento na transpiração, pois a temperatura causa um efeito sobre o potencial de água. Porém se o ar estiver saturado de água e a folha tiver uma temperatura superior ao ambiente, a planta continua transpirando.
Água disponível no solo: Os estômatos normalmente se fecham quando há pouca água no solo, diminuindo a absorção e a transpiração, para evitar a desidratação.
Vento: O movimento do ar (vento) sobre a folha retira o vapor de água presente na superfície, promovendo o aumento da transpiração. Porém quando está ventando muito forte, os estômatos se fecham.

QUESTÃO 26
Muitas doenças são causadas por parasitas que utilizam o organismo humano como abrigo e fonte de alimento. Estes parasitas podem passar diretamente de pessoa a pessoa ou podem ser transmitidos por  intermédio de um vetor.

O ciclo esquematizado pode exemplificar a contaminação por :
A) lombriga
B) malária
C) amarelão
D) solitária
E) barriga d’água
Gabarito:A
Comentários: A malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium, como o Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale: os dois primeiros ocorrem em nosso país e são mais frequentes na região amazônica. Essa doença, conhecida também pelos nomes impaludismo, febre palustre, maleita e sezão, tem como vetor fêmeas de alguns mosquitos do gênero Anopheles.
A ancilostomose, também conhecida por amarelão, é uma doença causada por vermes nematódeos (espécie: Necator americanus e Ancylostoma duodenale). Essa doença é transmitida através da penetração ativa de pequenas larvas infectantes na pele de um indivíduo em contato com ambientes propensos, principalmente o solo, contendo fezes contaminadas por ovos que eclodem e desenvolvem as larvas.
A teníase pode ser causada por dois vermes da mesma família, a Taenia saginata e a Taenia solium.(solitária). O homem adquire a infecção pela T. saginata através da ingestão de carne bovina mal cozida ou crua.
A esquistossomose iu barriga d'água é causada por platelmintos da classe Trematoda. Estes ocorrem em diversas regiões do mundo, sendo que, no Brasil, o responsável pela doença é o Schistossoma mansoni. Este tem a espécie humana como hospedeiro definitivo, e caramujos de água doce do gênero Biomphalaria, como hospedeiros intermediários.
Pessoas contaminadas permitem com que outros indivíduos adquiram a doença ao liberar ovos do parasita em suas fezes e urina, quando estas são depositadas em rios, córregos e outros ambientes de água doce; ou quando chegam até estes locais pelas enxurradas.
Na água, a larvas - denominadas miracídios - são liberadas e só continuam seus ciclos de vida se alojarem-se em caramujos do gênero Biomphalaria. Estes possuem como característica principal concha achatada nas laterais e de cor marrom acinzentada.
As larvas, agora denominadas cercárias, se desenvolvem e são liberadas na água. Em contato com a pele e mucosa humanas, penetram no organismo e podem causar inflamação, coceira e vermelhidão nessas regiões. Lá, desenvolvem-se, reproduzem-se e eliminam ovos a partir de veias do fígado e intestino, obstruindo-as.

QUESTÃO 27
O desenho abaixo representa uma célula vista ao microscópio eletrônico. O número 7 indica uma mitocôndria e o número 6 indica o complexo de Golgi. As estruturas 7 e 6 têm, respectivamente, por função:


A) respiração celular e digestão celular.
B) respiração celular e secreção celular.
C) transporte de substâncias e transmissão das características hereditárias.
D) digestão celular e síntese de proteínas.
E) síntese de proteínas e secreção celular.
Gabarito: B

QUESTÃO 28
São todos marinhos, podem ser encontrados em todos os oceanos, seja em águas rasas ou profundas. Possuem placas calcáreas formando um endoesqueleto, não têm cabeça. Quem são eles?
A) Poríferos
B) Cnidários
C) Moluscos
D) Cordados
E) Equinodermos
Gabarito: E
Comentários: os equinodermos são os seres do filo Echinodermata (gr. echinos, espinho; derma, pele), pertencente à clade Deuterostomia do reino Animalia. São animais de simetria radial, e como exemplo podem ser citados os equinodermas: estrela-do-mar, holotúria e ouriço-do-mar.
Estes animais se aproximam muito dos cordados por possuírem celoma verdadeiro (de origem enterocélica) e por serem deuterostômios, ou seja, o orifício embrionário conhecido como blastóporo origina o ânus dos indivíduos.
Na fase larval os equinodermos possuem simetria bilateral, vindo desenvolver a simetrial radial somente no adulto. Esta é basicamente pentâmera, ou seja, os elementos se dispõem em 5 ou múltiplos de 5. Possuem endoesqueleto formado por placas calcárias, coberto por fina camada epidérmica. Esse esqueleto é de origem mesodérmica.
Os equinodermos tipicamente possuem um sistema ambulacral ou aquífero que além de substituir o sistema circulatório no transporte de substâncias também é utilizado na locomoção destes animais. O sistema ambulacral funciona através de um sistema de canais hidráulicos, nos quais a diferença de pressão produz movimentos físicos. Também existem ventosas nas extremidades dos canais que permitem ao animal fixar-se ao substrato.
Os espinhos estão presentes em diversos formatos nos grupos de equinodermos, e atuam com a função de proteger o animal e para a locomoção. Podem ser recobertos por substâncias de caráter tóxico.
São animais marinhos, de vida livre, exceto pelos crinoides que vivem fixos ao substrato rochoso (sésseis).

QUESTÃO 29
Que transformação ocorre quando se queima um combustível como, por exemplo, o álcool?
A) O álcool não se transforma em outro tipo de matéria.
B) O álcool simplesmente desaparece.
C) O álcool se transforma em energia.
D) Esta transformação é exotérmica.
E) O álcool se transforma em outro tipo de matéria e absorve energia.
Gabarito: D

Reações exotérmicas: as que liberam calor para o meio ambiente.

Exemplos
  • combustão (queima) do gás butano, C4H10
C4H10(g) + 13/2 O2(g) => 4 CO2(g) + 5H20(g) + calor
  • combustão do etanol, C2H60:
C2H60(l) + 3O2(g) => 2 CO2(g) + 3 H2O(g) + calor
Na equação química, o calor é representado junto aos produtos para significar que foi produzido, isto á, liberado para o ambiente durante a reação.
Reações endotérmicas: as que para ocorrerem retiram calor do meio ambiente.
Exemplos
  • decomposição da água em seus elementos:
H20(l) + calor => H2(g) + 1/2 O2(g)
  • fotossíntese:
6 CO2(g) + 6 H20(l) + calor => C6H12O6(aq) + 6 O2(g)
Na equação química, a energia absorvida á representada junto aos reagentes, significando que foi fornecida pelo ambiente aos reagentes.


QUESTÃO 30
Qual das alternativas contém a fórmula mais provável de um composto resultante da combinação entre um metal alcalino (A) e um calcogênio (B)?
A) AB6
B) AB2
C) A2B
D) A6B
E) A2B2
Gabarito: C
 Comentários: o metal alcalino está na coluna IA, tendo 1 elétron no último nível e o calcogênio na coluna VIA, com 6 elétrons no último nível, assim a fórmula fica:
A2B

QUESTÃO 31
“A reação do dióxido de carbono com água de cal é bastante conhecida em química analítica para determinação qualitativa dos ânions carbonatos e bicarbonatos”
Química Nova na Escola, 1999,v. 10, 51
Com relação às substâncias citadas no texto, marque a opção correta.
A) O dióxido de carbono é um óxido básico, pois reage com a água formando uma base. (Errado é um óxido ácido
Reações características:
óxido ácido + água gera ácido
óxido ácido + base gera sal + água)
B) A água de cal é o hidróxido de cálcio e possui a fórmula Ca(OH)2.
  • Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2)
    • É a cal hidratada ou cal extinta ou cal apagada.
    • É obtida pela reação da cal viva ou cal virgem com a água. É o que fazem os pedreiros ao preparar a argamassa:
    • É consumido em grandes quantidades nas pinturas a cal (caiação) e no preparo da argamassa usada na alvenaria.

  • C) A fórmula do ânion carbonato é HCO3 –. (Errado,  os carbonatos são sais inorgânicos ou seus respectivos minerais que apresentam na sua composição química o íon carbonato CO3- 2.)
    D) A fórmula do ânion bicarbonato é CO3 2–. (Errado, Bicarbonatos são sais que contêm o ânion HCO3-.)
    E) Ao se pingar fenolftaleína em uma solução contendo o ânion bicarbonato, HCO3 –, a solução ficará incolor. (Os bicarbonatos são bases fortes, portanto, a solução ficará roxa)
    Gabarito: B
     

    QUESTÃO 32
    A teoria atômica moderna auxiliou sobremaneira a compreensão de como os átomos se ligam para formar as substâncias. Segundo a teoria atômica, os átomos se ligam para adquirir estabilidade. Existe uma relação direta entre a posição de um elemento na tabela periódica e o número de ligações que este elemento fará. A tabela a seguir mostra alguns elementos químicos.
     ELEMENTO             Número de Massa             Número Atômico
    Oxigênio                                   16                                   8
    Sódio                                        23                                  11
    Cloro                                       35,5                                17
    Potássio                                    39                                  19
    Hidrogênio                                  1                                    1
    Calcio                                       40                                  20
    Com base na tabela, analise as proposições a seguir:
    I) O cloro faz ligação iônica com o oxigênio e a fórmula resultante é ClO. (Errado, a ligação entre eles é covalente)
    II) O oxigênio forma ligações covalentes com o hidrogênio e a fórmula resultante é H2O.
    III) O hidrogênio forma ligações covalentes com o cloro, formando o cloreto de hidrogênio.
    IV) O cálcio forma ligações iônicas com o cloro, resultando num composto de fórmula CaCl. (Fórmula CaCl2)
    V) O Oxigênio forma ligações iônicas com o potássio e a substância formada é um óxido de formula K2O.
    A alternativa que indica todas as proposições corretas é:
    A) I, II, III e IV
    B) II, III e IV
    C) I e III
    D) II, III e V
    E) IV e V
    Gabarito: D

    QUESTÃO 33
    Um automóvel atravessou a extensão de uma ponte, deslocando-se 15 km num intervalo de tempo de 15 min. A velocidade média desse automóvel, em km/h, foi de:
    A) 15
    B) 36
    C) 60
    D) 72
    E) 80
    Gabarito: C
    Comentários: transformar 15 min em horas = 1/4 de hora.
    Fórmula:
     Vm = 15
               1/4
    Vm =  15 . 4
    Vm = 60 km/h

    QUESTÃO 34
    O uso de aparelhos de som com fone de ouvido ligado no “volume” 85 dB pode proporcionar danos à saúde como surdez, estresse, insônia, problemas emocionais e cardíacos. Para reduzirmos o volume e preservarmos nossos ouvidos devemos alterar a qualidade fisiológica do som, que é a________ e assim estaremos reduzindo a________ da onda sonora.
    Qual a alternativa que completa corretamente a frase acima?
    A) amplitude – freqüência
    B) altura – amplitude
    C) altura – freqüência
    D) intensidade – amplitude
    E) intensidade – freqüência
    Gabarito: D
    Comentários:  
    Intensidade: quando percebemos um som como forte ou fraco, na verdade, estamos classificando sua intensidade. 
    Altura: a altura do som está diretamente relacionada à frequência do mesmo. Isso significa que é através da altura que identificamos sons graves, agudos, etc.
    Amplitude é uma medida escalar negativa e positiva da magnitude de oscilação de uma onda.

    QUESTÃO 35
    No olho humano, o cristalino funciona aproximadamente como:
    A) um diafragma que controla a entrada de luz.
    B) uma tela onde são projetadas as imagens.
    C) um condutor que transmite as imagens para o cérebro.
    D) um prisma que dá cor às imagens.
    E) uma lente que focaliza as imagens.
    Gabarito: E 
    Comentários: o cristalino funciona como uma lente, participando dos meios refrativos do olho, sendo capaz de aumentar o grau, para focalização das imagens de perto (acomodação).

    QUESTÃO 36
    Quantos volts devem ser aplicados a um motor elétrico, sabendo que por ele passa uma corrente elétrica de 2,5mA através de uma resistência de 60W?
    A) 0,15V
    B) 1,5V
    C) 15V
    D) 150V
    E) 1500V
    Gabarito: A
    comentários: V = R .i
    V é a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou "voltagem") medida em Volts
    R é a resistência elétrica do circuito medida em Ohms
    I é a intensidade da corrente elétrica medida em Ampères
    sabendo que 2,5 mA = 0,0025 A
    V = R . i
    V = 60 . 0,0025
    V = 0,15 V

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário