"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina


Estudar precisa dedicação, disponibilidade e querer, portanto, não deixe o tempo passar, faça dele um aliado.

Total de visualizações de página

Seguidores

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ENSINO MÉDIO TÉCNICO-INTEGRADO EXAME DE SELEÇÃO • INVERNO/2008 - CEFET PARANÁ

QUESTÃO 25
Durante um passeio de barco no litoral, um jovem avistou nas águas um golfinho e uma tartaruga. No retorno ao continente, observou alguns girinos em uma poça de água e, no gramado, uma cobra-cega. Os animais vistos, na ordem, pertencem aos seguintes grupos:
A) quelônio, cetáceo, anfíbio, réptil.
B) peixe, quelônio, anuro e anfíbio.
C) cetáceo, quelônio, anuro e ápodo.
D) ápodo, quelônio, anuro e anfíbio.
E) cetáceo, quelônio, peixe e anfíbio.
Gabarito: C
Comentários: o golfinho é um mamífero e pertence à ordem dos cetáceos, a tartaruga é um réptil e pertence à ordem dos quelônios ou testudíneos, os girinos são anfíbios e pertencem à ordem dos anuros e a cobra-cega é um anfíbio e pertence à ordem Gymnophiona (Apoda).

QUESTÃO 26
Numa máquina fotográfica, o diafragma controla a entrada de luz na câmara. O diafragma desta máquina corresponde no olho humano:
A) à córnea.
B) à íris.
C) ao cristalino.
D) ao humor aquoso.
E) à retina.
Gabarito:B
Comentários: em anatomia, a íris é a parte mais visível (e colorida) do olho de vertebrados.
Existe um orifício em seu centro, chamado de pupila, cuja função é controlar a quantidade de luz que entra no olho. Em um ambiente com muita luz, ocorre a miose (diminuição do diâmetro da pupila), ao passo que, com pouca luz, ocorre a midríase (aumento do diâmetro da pupila).

QUESTÃO 27
A diversidade de seres vivos é muito grande. Para facilitar o seu estudo, os seres vivos foram agrupados em reinos, como Monera, Protista, Fungos, Plantas e Animais. São características comuns a todos representantes do reino Monera:
A) ausência de núcleo e presença de clorofila.
B) incapacidade de síntese protéica e presença de clorofila.
C) ausência de membrana plasmática e presença de DNA e RNA.
D) ausência de membrana nuclear e capacidade de síntese protéica.
E) presença de um só tipo de ácido nucléico e ausência de clorofila.
Gabarito: D
Comentários: o reino Monera compreende bactérias e cianobactérias.
As bactérias e as cianobactérias são seres unicelulares, embora várias espécies se apresentem como colônias, formadas por agrupamentos celulares.
Além da unicelularidade, os seres pertencentes ao Reino Monera possuem a propriedade de serem procariontes, ou seja, suas células não possuem membrana nuclear, a ausência dessa membrana resulta na difusão do material genético no citoplasma.

QUESTÃO 28
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são as que passam de uma pessoa para outra por meio da relação sexual. A abstinência, a redução do número de parceiros e o uso de camisinha são medidas necessárias para reduzir o risco de contraí-las. Assinale a alternativa que contém somente doenças sexualmente transmissíveis.
A) Diabete, meningite, hepatite.
B) Gripe, difteria, câncer.
C) Hipertensão, meningite, AIDS.
D) Pneumonia, tuberculose, sífilis.
E) Gonorréia, sífilis, AIDS.
Gabarito: E
Comentários:  as doenças sexualmente transmissíveis (DST), conhecidas por doenças venéreas, são transmitidas essencialmente pelo contato direto, mantido através de relações sexuais onde o parceiro ou parceira necessariamente porta a doença, e indireto por meio de compartilhamento de utensílios pessoais mal higienizados (roupas íntimas), ou manipulação indevida de objetos contaminados (lâminas e seringas).

Os principais agentes patogênicos são os vírus, as bactérias e os fungos. Essas doenças acometem principalmente o público jovem, tanto de países em desenvolvimento como industrializados, conseqüência de vários fatores de relevância familiar e governamental: a promiscuidade (descuido) individual com a saúde e a carência ou mesmo a falta de programas educativos.

De modo geral, o uso de preservativo, associado a alguns cuidados, impedem o contágio e disseminação. Contudo se não forem diagnosticadas e tratadas corretamente, além do processo infeccioso, podem levar à infertilidade, gravidez, surgimento de outras doenças oportunistas e até a morte.
Algumas das principais DSTs:

Sífilis - Transmitida pela bactéria Treponema pallidum, é uma doença com evolução crônica (lenta) com surgimento de um cancro duro (lesão) nos órgãos genitais e posterior aparecimento de lesões espalhadas pelo corpo. Quando generalizada, causa complicações cardiovasculares e nervosas, desencadeando nas mulheres o aborto ou o parto prematuro.

Gonorréia - O contágio pela bactéria Neisseria gonorrheae, provoca a inflamação da uretra (canal urinário), pode alastrar-se para outros órgãos causando complicações como: artrite, meningite e problemas cardíacos.

Tricomona – Causada pelo protozoário do gênero Trichomonas Donne, atinge, principalmente, o aparelho digestivo e genital, causando inflamação do canal vaginal, nas mulheres, e da uretra nos homens.

Clamídia - O contágio pela bactéria Chlamydia trachomatis provoca inflamação dos canais genitais e urinários. Nas mulheres, pode ocasionar a formação de abscessos (obstruções com dilatação), infertilidade e dores pélvicas. Nos homens pode provocar esterilidade.

AIDS – Síndrome da imunodeficiência humana (HIV), transmitida por um retrovírus que destrói as células de defesa (linfócito T), resultando na baixa imunidade do organismo que fica suscetível a outras infecções. Dentre os sintomas iniciais destaca-se: fadiga, febre, distúrbios do sistema nervosos central, inchaço crônico dos gânglios linfáticos e o surgimento de vesículas avermelhadas na derme.

QUESTÃO 29
A cal extinta ou cal apagada (Ca(OH)2) é muito utilizada em construções de alvenaria. A maioria dos trabalhadores de construção civil não utiliza luvas para proteger as mãos no manuseio da argamassa de cal. O resíduo de cal na mão remove a oleosidade da pele, deixando-a ressecada. Mesmo após lavar as mãos, ainda fica resíduo de cal nas mãos. Uma das formas de remover este resíduo é passar vinagre, que reage com a cal, neutralizando-a. Após esta reação química, pode-se afirmar que ocorre a formação de:
A) água + hidróxido de cálcio
B) ácido + hidróxido de amido
C) água + sal
D) sal + hidróxido de sódio
E) água + óxido
Gabarito: C
Comentários: 

QUESTÃO 30
Qual dos sais mencionados abaixo está presente em alguns cremes dentais e tem a propriedade de inibir a perda dos minerais dos dentes, tornando-os mais resistentes às bactérias causadoras de cáries?
A) NaCl
B) KCl
C) CaCO3
D) MgSO4
E) NaF
Gabarito: E
Comentários: fluoreto de sódio (NaF):  Sal inorgânico, haleto alcalino, de fórmula mínima NaF, derivado do HF. O flúor é um componente químico (também encontrado nos cremes dentais) que inibe a ação de bactérias, atua na prevenção de cáries dentárias. Também usado como inseticida, para fluoretação de água potável, para preservar a madeira. Reage com o fosfato de cálcio presente nos dentes para formar fluoropatita.

QUESTÃO 31
Em relação ao íon cloreto (Cl–) de número atômico 17 e número de massa 35, assinale a alternativa correta.
A) Tem 17 elétrons. (Errado, tem 18 elétrons, já que ganhou 1 elétron)
B) Tem 15 nêutrons. (A = Z + n, 35 = 17 + n, n = 18 nêutrons)
C) Tem 15 prótons. (Errado, tem 17 prótons)
D) Tem configuração eletrônica 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p5. (Errado, 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6.)
E) Tem configuração eletrônica igual à do íon S2– de número atômico 16.
Gabarito: E

QUESTÃO 32
A cal é uma substância que apresenta íons Ca2+ e O2–. Qual a fórmula que melhor representa essa substância?
A) Ca2O2
B) CaO
C) CaO2
D) Ca2O
E) Ca4O4
Gabarito: B
Comentários:
Óxido de cálcio – CaO
·               Conhecido comercialmente como cal viva ou cal virgem;
·              Obtido a partir da decomposição por aquecimento do calcário:
CaCO3(s)  CaO(s) + CO2(g)
·              O óxido de cálcio possui propriedades alcalinas, pois ao ser adicionado em água, produz uma base (hidróxido de cálcio):
CaO(s) + H2O(l) Ca(OH)2(aq)
·              Utilizado na construção civil no preparo da argamassa e também adicionado ao solo para diminuir a acidez.

QUESTÃO 33
Um automóvel tem velocidade de 108 km/h e necessita parar em 6,0 s para não colidir com outro veículo que está a sua frente. O menor valor da aceleração média de frenagem que deve adquirir, em m/s2, é igual a:
A) 3,0.
B) 4,0.
C) 5,0.
D) 6,0.
E) 7,0.
Gabarito: C
Comentários: primeiro tem-se que transformar Km/h para m/s, dividindo por 3,6, ou seja, 108 km/h = 30 m/s.
Função velocidade:



0 = 30 - a, 6, -30 = -6a, a= 30/6, a = 5m/s2

QUESTÃO 34
Corpos de materiais diferentes, mas de mesma massa, quando absorvem ou cedem a mesma quantidade de calor não sofrem a mesma variação de temperatura. Esta propriedade está relacionada a qual das grandezas físicas abaixo relacionadas?
A) Energia calorífica.
B) Capacidade térmica.
C) Calor sensível.
D) Calor específico.
E) Calor latente.
Gabarito: D
Comentários: calor específico é a capacidade que um material tem de elevar 1 grama, em um grau, essa na verdade é a definição de calor específico.
Um material com elevado calor específico (como por exemplo, a água) demora mais para ganhar calor, mas demora mais pra liberar o calor também, do que um material com calor especifico baixo que ganha calor facilmente, mas libera calor facilmente.

QUESTÃO 35
Dentre os sistemas óticos abaixo relacionados, qual deles é usado para a visualização da decomposição da luz branca?
A) Prisma ótico.
B) Espelho côncavo.
C) Espelho convexo.
D) Lente convergente.
E) Lente divergente.
Gabarito: A

QUESTÃO 36
Associe as grandezas abaixo com as respectivas unidades:
( 1 ) carga elétrica                                 ( ) volt
( 2 ) intensidade de corrente elétrica      ( ) watt
( 3 ) diferença de potencial                    ( ) coulomb
( 4 ) potência                                        ( ) ampère
Assinale abaixo a alternativa em que está a seqüência correta da segunda coluna.
A) 3 – 4 – 1 – 2
B) 4 – 3 – 1 – 2
C) 4 – 3 – 2 – 1
D) 2 – 3 – 4 – 1
E) 1 – 4 – 3 – 2
Gabarito: A

Nenhum comentário:

Postar um comentário